Você decidiu abrir seu negócio online e não faz a menor ideia de quais são as primeiras decisões que precisa tomar para ver sua loja rodando?
O checklist que montamos tem como objetivo mostrar todas as coisas importantes para a criação de uma loja virtual.
É extremamente importante ter as estratégias bem definidas quando o assunto é loja online, o segredo é trabalho, mas de maneira inteligente.
Não existe moleza quando se trata de ter uma loja online. Muitas vezes é necessário trabalhar noites inteiras, sábados e domingos. Mas somente um bom trabalho, dedicação e profissionalismo que será possível criar uma loja virtual de qualidade, que agrade seu público alvo e lhe renda bons resultados financeiros.
Definir bem qual será o seu nicho de atuação é o primeiro passo para começar uma loja virtual.
Você não precisa atuar obrigatoriamente em apenas um nicho, mas é essencial que você saiba para quem você planeja vender.
A escolha do produto ideal é um dos primeiros passos para aqueles que desejam criar um e-commerce.
Conheça seus hobbies (afinal optar por fazer algo que goste vai te motivar mais), analise o mercado escolhido e saiba se o produto escolhido tem demanda no mercado.
Os fornecedores de produtos ?alimentam? sua loja e são essenciais para o seu sucesso, encontrar bons fornecedores nem sempre é fácil.
Não importa a modalidade, tradicional, crossdocking ou drop shipping. Preste muito atenção na hora de escolher seus fornecedores e sempre procure: qualidade, bons preços, confiabilidade e um bom alinhamento do fornecedor com a sua empresa.
Por bem ou por mal, você precisará investir no design da sua loja virtual.
Preste bastante atenção nesse processo e certifique-se de que sua loja virtual funciona bem em celulares e tablets (layout responsivo).
Se for contratar uma plataforma de e-commerce, procure saber se eles disponibilizam modelos prontos que você poderá usar para criar sua loja virtual.
O domínio é seu endereço na Internet, é por ele que seus visitantes acessam sua loja.
Escolher um bom domínio é essencial e pode impactar suas vendas de diversas maneiras.
Tente escolher um domínio que seja relacionado a categoria de atuação da sua loja e que passe confiança aos visitantes, de preferência registre um domínio com a extensão .com.br.
Caso alguém já tenha registrado o domínio com nome da sua loja, você pode adicionar palavras-chave ao endereço ex: (sua-loja)(nichodeatuacao).com.br
É preciso avaliar se a plataforma é capaz de acompanhar seu negócio e se ela oferece recursos necessários para você e sua loja.
Receber pagamentos online via cartão de crédito, boleto ou transferência bancária é mais fácil do que muita gente imagina, basta utilizar um intermediador ou gateway de pagamentos.
Seu frete pode ser o mocinho ou o vilão de suas vendas, e você é o responsável por decidir esse papel, não deixe de vender devido ao frete.
Ofereça as melhores opções de frete em sua loja virtual.
Criar perfis nas redes sociais também deve ser encarado como prioridade, afinal, é necessário divulgar os conteúdos e ofertas para o público-alvo.
As fotos em uma loja virtual têm o poder de comunicação. É de suma importância que você tenha as melhores fotos possíveis em sua loja virtual.
É por meio da descrição do produto que o seu cliente em potencial vai conhecer o que você oferece de verdade. Um bom texto, além de apresentar o seu produto, deve gerar confiança e provocar o desejo de compra.
Prestar um bom atendimento antes e depois da compra é uma excelente maneira de fidelizar seus clientes.
A partir do momento que sua loja começa a ter um bom volume de vendas, vale a pena investir em um bom sistema de atendimento ao cliente.
Um bom sistema te ajudará a manter uma boa relação com seus clientes, seja por e-mail, chat ou nas redes sociais.
Agora é só você colocar em ação!