Estratégias para melhorar a conversão do e-mail marketing

Estratégias para melhorar a conversão do e-mail marketing

No marketing digital, existe uma estratégia chamada e-mail marketing que envolve o envio de e-mails para um grupo de pessoas. Esses emails podem ser usados com diversos objetivos: promover produtos, compartilhar notícias, promoções ou manter contato com clientes. Essa é uma estratégia que ajuda no aumento do ticket médio.

Para otimizar suas métricas, selecionamos algumas dicas para aumentar a taxa de conversão do e-mail marketing. Confira:


Funil de vendas

Para aumentar suas vendas, você precisa saber onde seus clientes estão no processo de compra, chamado funil de vendas. Se estiverem no topo do funil, é menos provável que comprem rapidamente. No entanto, quanto mais fundo estiverem no funil, maiores as chances de conversão.

Por isso, é importante guiar seus leads através do funil de vendas. Compreender em qual etapa eles estão permite que você crie estratégias específicas para cada estágio, enviando e-mails que conduzam até a conversão final.

Garantindo uma boa visualização em todos os dispositivos

Quando for criar o layout do seu e-mail, considere diferentes formatos de tela, como celular, computador ou tablet. Se os e-mails não forem ajustados, a taxa de abertura pode cair consideravelmente nos próximos e-mails e, consequentemente as conversões também. Há quem prefira o modo escuro nos e-mails, então você pode usar contraste de cores. Realize testes para avaliar o impacto nas taxas de conversão e engajamento, compreendendo melhor o interesse do seu público.

Melhore suas campanhas com testes A/B

Esse teste envolve enviar duas ou mais versões diferentes para uma parte do seu público. Assim, você pode analisar as métricas de abertura, cliques e conversão de cada versão. A que tiver o melhor desempenho será enviada automaticamente para o restante dos contatos. Essa é uma maneira de aprimorar seus e-mails e entender seu impacto no público. 

Aumente a eficiência do seu e-mail com a limpeza de contatos

Fazer a limpeza de contatos que não interagem é importante para manter uma boa taxa de cliques e conversões com os leads que se interessam em consumir seus produtos. Antes de remover os leads inativos, envie um e-mail oferecendo algo relevante, como produtos relacionados e um cupom de desconto, para tentar reengajar esses contatos. Além disso, considere que o aumento de reclamações e devoluções de spam pode prejudicar a reputação do remetente, mas isso é comum de acontecer ao longo do ano e não deve ser motivo de preocupação.

Estratégias de segmentação e personalização de e-mails

Para as empresas, melhorar a taxa de conversão com e-mail marketing é de extrema importância. Antecipe-se às dúvidas dos clientes, reunindo os melhores argumentos para destacar soluções nos e-mails. Crie um CTA envolvente, seja para recuperar carrinhos abandonados, mostrar produtos relacionados ou comprovar a qualidade dos produtos com depoimentos de clientes. Assim, os argumentos para negociações serão mais fortes.

Use links

Facilite a experiência do cliente evitando formulários longos ou muitas variações do mesmo produto, assim ele não perderá muito tempo escolhendo entre um e outro. Use links nos conteúdos para guiar o usuário na jornada de compra e aumentar as conversões. Inclua links para finalizar a compra ou para artigos do blog que possam nutrir o lead.

Plataforma de envio

Faça a escolha de uma boa plataforma de e-mail marketing e crie e-mails chamativos e práticos. Além de automatizar o envio das mensagens baseado no comportamento dos usuários e monitorar as métricas para ajustar suas estratégias, essa ferramenta ainda auxilia a empresa a se manter em conformidade com a legislação de privacidade de dados, enviando o e-mail apenas se o cliente permitir e de forma segura.

Métricas e Resultados

Para saber se você precisa ajustar o conteúdo, a frequência dos envios ou se suas estratégias estão funcionando, é importante acompanhar as métricas e resultados. As métricas são essenciais porque fornecem dados reais que podem ser medidos.


Seguindo essas dicas, você poderá otimizar suas campanhas de e-mail marketing, aumentando a taxa de conversão e melhorando o relacionamento com seus clientes. Lembre-se de sempre ajustar suas estratégias com base nas métricas e resultados, garantindo assim que suas mensagens sejam relevantes e eficazes. Com um planejamento cuidadoso e a aplicação dessas práticas, o e-mail marketing pode ser uma poderosa ferramenta para o crescimento do seu negócio.

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