Se você trabalha com marketing digital, sabe que há uma grande quantidade de métodos e técnicas para gerar novos leads.
Uma dessas técnicas é chamada de gatilho mental.
Os gatilhos mentais são gerados pelo inconsciente por meio de sentimentos, todas as vezes que vemos alguma coisa geramos uma emoção e essa emoção dispara um gatilho de forma automática.
O marketing digital utiliza, normalmente, estímulos visuais e auditivos para incentivar um desejo de compra imediata do serviço ou produto ofertado.
Existem inúmeros gatilhos mentais criados para serem utilizados no marketing digital e a escolha do que você utilizará, depende diretamente do seu público e do seu objetivo.
Alguns exemplos de gatilhos mentais:
A autoridade não é dada por quem está oferecendo o serviço ou produto, mais sim pelos clientes, seguidores ou qualquer outro admirador, que identifica o conhecimento que aquela pessoa tem.
Por isso, você deve posicionar o seu produto ou serviço como líder de mercado.
O nosso inconsciente dispara um gatilho mental automático quando escuta ou lê: últimas unidades, apenas 10 unidades, entre outras expressões que ligam o produto a uma falta no mercado.
Ao vermos que existe uma oferta limitada, temos o sentimento de uma oportunidade única e que não podemos perder, gerando um sentimento de frustração.
O marketing pode explorar isso como um poderoso incentivo para a ação.
O ser humano é curioso por natureza, quando você lê ou escuta alguma frase como: Veja até o final que vou te revelar um segredo.
Isso desperta a sua curiosidade.
Muitas pessoas ainda têm receio de comprar pela Internet, por exemplo, uma forma de quebrar essa objeção é falando da garantia do produto, deixando bem claro a devolução dentro de alguns dias.
Esses são alguns gatilhos mentais que você pode usar em suas estratégias de marketing e vendas.
Lembre-se, gatilhos mentais são ótimas estratégias para otimizar os resultados de suas campanhas de marketing.
Encontre os gatilhos mentais que melhor se adaptam à realidade do seu negócio, que mais combinam com suas personas, hábitos e interesses.