Logística rápida para e-commerce: saiba como adotar e vender mais
Quem trabalha com e-commerce já sabe que oferecer uma boa experiência para o consumidor vai muito além de ter um produto com qualidade.
Atualmente, a velocidade da entrega tem se tornado um fator essencial não só para converter uma compra, mas também para fidelizar os clientes.
Se antigamente uma entrega feita em alguns dias era considerada aceitável, hoje há uma expectativa cada vez maior dos consumidores por fretes para o dia seguinte (next-day delivery) ou para o mesmo dia (same day delivery).
Em meio a tantas transformações, lojistas que investem em logística rápida, por meio de parcerias e uso de tecnologia, conseguem se destacar no mercado.
Uma logística eficiente pode significar a diferença entre conquistar um novo cliente ou perdê-lo para um concorrente. Além disso, prazos menores geram maior satisfação e aumentam a probabilidade de recompra.
Neste texto, vamos falar como aconteceu o crescimento da demanda por entregas mais rápidas e explicar algumas ações que você pode adotar no seu e-commerce para garantir uma logística expressa. Vamos lá?
Por que uma entrega rápida importa?
Nos últimos anos, consumidores passaram a priorizar prazos curtos de entrega. Uma pesquisa recente feita pela Capterra, braço da consultoria Gartner,
demonstrou que 73% dos brasileiros esperam que os e-commerces ofereçam entregas rápidas.
Conforme a pesquisa, a importância da entrega rápida aparece à frente até mesmo de outros atributos costumeiramente considerados mais relevantes, como preços baixos e qualidade do atendimento.
Nem sempre foi assim, é claro: dificuldades logísticas e até mesmo o desenvolvimento de tecnologia tornavam os consumidores mais tolerantes com prazos mais longos.
No entanto, diversos fatores ajudaram a mudar as expectativas dos consumidores. Entre eles, podemos citar:
- A popularização de grandes marketplaces, que oferecem opções de frete rápido e gratuito;
- A pandemia do coronavírus, que popularizou a compra de diversas categorias antes pouco populares no e-commerce;
- O crescimento do consumo via mobile, que estimula compras por impulso;
- A necessidade de rapidez para categorias como moda e eletrônicos;
- O aumento da concorrência no setor de e-commerce;
- A influência de gigantes como Amazon e Mercado Livre na expectativa do consumidor.
Como o frete impacta a decisão de compra
O frete é um dos principais fatores que influenciam a decisão de compra no e-commerce. Mais do que apenas um prazo longo, o preço elevado também pode fazer com que o cliente abandone seu carrinho.
É uma oportunidade perdida: após gastar com marketing para atrair o cliente e até ver que ele se interessou pelos produtos, o lojista perde uma venda justamente por não ter um frete bem acertado.
Segundo uma pesquisa recente da Opinion Box, 66% dos consumidores disseram que o preço de um frete caro faz com que eles desistam de uma compra online. Além disso, há outros fatores que impactam a decisão de compra, como:
- Tempo estimado de entrega;
- Disponibilidade de opções expressas;
- Transparência na previsão de entrega;
- Experiência anterior com a loja.
Por isso, é importante investir em parcerias para atender bem os seus consumidores. Mais do que apenas apostar só em entregas rápidas ou em valores de frete acessíveis, é importante saber combinar as duas características – e também deixar o consumidor escolher.
Com um mix de opções, a tendência é que você consiga reduzir o abandono de carrinho, convertendo mais vendas e reduzindo seus custos com marketing.
Além disso, consumidores satisfeitos com o prazo de entrega são mais propensos a deixar avaliações positivas e recomendar a loja para amigos e familiares – e um efeito boca-a-boca é algo que sempre ajuda, não é mesmo?
Por que uma entrega rápida ajuda nas vendas?
A agilidade na
logística melhora diretamente as taxas de conversão. Isso acontece porque quando os clientes percebem que podem receber seus produtos rapidamente, eles tendem a concluir a compra com mais segurança.
É uma questão psicológica: não basta apenas oferecer um bom serviço, mas também demonstrar a capacidade de oferecer um bom serviço. Isso aumenta a confiança do consumidor, mesmo que ele não tenha interesse em uma entrega expressa.
Além disso, é uma característica que auxilia diretamente na satisfação do cliente – ou vai dizer que você nunca ficou contente por receber uma entrega antes do prazo estabelecido?
Outro ponto que aumenta a confiança dos consumidores é o fato de saber que podem contar com um determinado e-commerce no futuro para um frete mais rápido, se assim for necessário.
Pequenos e médios empreendedores que implementam soluções de entrega expressa registram um aumento significativo nas vendas.
Além disso, oferecer entrega rápida pode ser um fator decisivo para aumentar o ticket médio, já que consumidores podem adicionar mais itens ao carrinho para justificar o custo-benefício do frete.
Como melhorar a conversão de vendas para entrega rápida?
Até aqui, esperamos que você tenha entendido a importância da entrega expressa e do frete com prazos acessíveis. Agora, para potencializar as vendas, conheça algumas ações que você pode adotar.
1. Oferecer frete expresso para produtos mais vendidos
Se você não tem certeza de que pode oferecer frete expresso para todos os produtos, comece priorizando os itens mais populares. Além de ter a chance de agradar a mais clientes, você pode testar a viabilidade de entregas rápidas antes de expandir para todo o catálogo.
2. Criar programas de fidelidade com benefícios de entrega
Empresas como Amazon e MercadoLivre são exemplos na criação de programas de fidelidade que oferecem benefícios de entrega, como frete grátis em determinadas condições. Para competir à altura, vale a pena pensar em descontos ou envios gratuitos para clientes recorrentes.
3. Exibir prazos de entrega estimados no checkout
Consumidor nenhum gosta de surpresa. Por isso, é importante informar sempre ao cliente os prazos de entrega estimados ao longo dos passos da compra. Assim, você evita frustrações e reduz a taxa de abandono, o que pode acontecer caso o frete só apareça na hora do checkout.
3. Utilizar centros de distribuição estratégicos
Uma das estratégias das grandes empresas de e-commerce é usar
centros de distribuição estratégicos. Se sua operação de e-commerce já tem um certo volume, vale a pena estudar como ter estoques mais próximos do cliente, usando soluções como o
fulfillment.
São ideias que podem ajudar a diminuir os custos de frete e melhorar os prazos de entrega.
Conclusão
Esperamos que, ao final desse texto, você tenha entendido que investir em uma logística eficiente é importantíssimo para converter e fidelizar clientes – ainda mais em um cenário em que entregas rápidas são cada vez mais importantes.
O tempo de entrega e o custo do frete pode ser o diferencial que transforma um visitante do site em um cliente recorrente.
Com a tecnologia e as parcerias certas, pequenos e médios negócios podem competir de igual para igual com grandes players, oferecendo uma experiência de compra ágil e eficiente aos seus clientes.
Agora que você já sabe a importância da logística rápida, que tal começar a implementar essas estratégias e vender mais? Boas vendas!