Com o passar dos anos e com o aumento intenso da produção de conteúdo na Internet, um detalhe que ainda passa batido por muitos profissionais é em relação à estrutura do conteúdo em si.
Um detalhe que ajuda muito na produção de conteúdos para Internet é ter uma estrutura bem pré-definida. E neste artigo vamos explicar todos os itens que compõem a estrutura de um post e dar algumas dicas.
Um texto para blog precisa dos elementos:
Título + Resumo
Introdução
Desenvolvimento
Fechamento
Call-to-Action
Vamos explicar cada um com mais detalhes:
O título é um dos principais tópicos, pois é ele que define se as pessoas irão clicar no link do seu conteúdo ou não.
O título é um dos principais fatores de ranqueamento e a palavra-chave ali utilizada possui grande valor para os buscadores. Por isso, além de ser atrativo para atrair o usuário a clicar, um título deve também ser focado nas palavras-chave que sua empresa mira, utilizando-as de forma direta e objetiva.
Recomendamos é que você pense no seu título apenas após escrever o texto, pois com o artigo pronto, é mais fácil criar um título que esteja bem relacionado ao conteúdo.
O mesmo vale para o resumo. O resumo é uma forma complementar do título usando mais palavras. Recomendamos que o mantenha abaixo de 160 caracteres. O resumo é em poucas palavras do que se trata o seu post.
A introdução do seu texto precisa fazer com que seu leitor se identifique com o tema que você está propondo.
Você precisa fazer com que seu leitor permaneça em sua página. Se você não apresentar seu conteúdo de forma atrativa, todo o trabalho de desenvolvimento do conteúdo pode ser desperdiçado.
Muitas vezes, começar o texto pode ser a parte mais difícil do precoce de produção. Mas, você pode iniciar seu artigo de blog usando:
A leitura de um texto na Internet é muito diferente de uma leitura de um livro. Em seu blog os blocos de textos precisam ser curtos e com destaques, pois é preciso que os usuários consigam obter as informações facilmente, de modo (sempre) a manter o interesse em seu conteúdo.
Dicas que você pode fazer para tornar seu conteúdo mais atrativo e gostoso de ler:
Quebre o texto em parágrafos curtos;
Use subtítulos (se possível trabalhe a palavra-chave neles);
Use negrito, itálico, citação e outros estilos (mas cuidado para não deixar muito poluído seu texto);
Incorpore outras mídias (imagens, vídeos, áudios);
É importante colocar links para outros conteúdos (artigos, e-books), tanto da sua empresa quanto de outras, para agregar valor ao conteúdo e também ajudar no SEO.
Seu texto precisa de uma boa conclusão. Amarre bem as ideias e sugira ações a partir dos aprendizados do conteúdo. A ideia é recapitular o que foi dito e reforçar o objetivo principal do artigo.
É recomendado utilizar um CTA logo abaixo do seu texto. Isso porque, ao terminar a leitura, você leva o leitor a realizar alguma ação dentro do seu site para conduzi-lo pela jornada de compra.
Exemplo:
Caso você venda roupas femininas. Você poderá escrever sobre as tendências do verão de 2020 e ao final colocar um CTA para roupas da sua loja que seguem essas tendências.