O que é usabilidade?
Usabilidade é basicamente o quão fácil é usar seu site. Se as pessoas conseguem mexer e encontrar o que querem com facilidade e finalizar a compra de um jeito simples e fácil, quer dizer que a usabilidade é boa. Agora, se ela não for, você corre o risco de perder clientes por desistência.
Por que a usabilidade é importante?
A experiência do cliente melhora quando o site é fácil de usar. Além de aumentar as chances dele finalizar a compra, faz com que ele volte mais vezes. Não podemos esquecer, que usar um site bem feito, passa confiança, algo mega importante para conquistar novos clientes.
Dicas para melhorar a usabilidade da sua loja virtual
Simplifique a navegação
Organize os menus de forma clara, com categorias simples. Coloque as informações mais importantes em lugares de fácil acesso e evite que o cliente precise clicar várias vezes para chegar ao destino.
Use um design limpo e claro
Um design limpo, com cores que combinam e sem muitos elementos, ajudam o cliente a focar no que importa, que são os produtos.
Adapte o site para dispositivos móveis
Otimize seus site para dispositivos móveis, porque cada vez mais, as pessoas estão comprando pelo celular. Garanta que todos os botões e funcionalidades do site funcionem bem em telas menores.
Facilite o processo de checkout
O checkout é o momento em que o cliente decide se vai comprar ou não. Se o processo for complicado, é provável que ele desista. Portanto, peça apenas as informações necessárias e ofereça diferentes formas de pagamento. Deixe o processo o mais rápido possível.
Melhore a velocidade de carregamento
Um site lento espanta os clientes. Use um bom servidor e elimine códigos para garantir que seu site carregue rápido. Cada segundo de carregamento pode resultar em uma queda nas conversões.
Ofereça sugestões de busca
Use uma barra de busca que sugira produtos conforme o cliente vai digitando e que filtre os resultados. Assim, o cliente encontra o que procura sem perder tempo.
Deixe as informações claras
Tenha certeza que todas as informações sobre os produtos, preços, descrições, estejam bem visíveis. Isso ajuda na construção da confiança.
Adicione avaliações de clientes
As avaliações de outros clientes são uma ótima maneira de passar confiança e ajudar os novos clientes a tomar decisões. Portanto, deixe um espaço para que os clientes possam comentar sobre seus produtos.
Crie uma aba de informações
Organize para que as informações importantes estejam em destaque. Se preferir, pode fazer uma aba com perguntas frequentes, para que os clientes possam tirar as dúvidas secundárias.
Teste e ajuste
Faça testes com diferentes layouts, cores e funcionalidades, para ver como seu público se comporta e ajuste caso necessário, para garantir a melhor experiência para o cliente.
Com a VOWT, você pode criar uma loja virtual que seja intuitiva, atraente e que proporcione uma boa experiência de compra para os seus clientes. Vamos juntos transformar sua loja virtual em um espaço onde seus clientes se sintam à vontade e queiram voltar sempre!