Usabilidade no e-commerce: como melhorar a experiência do usuário na sua loja virtual

Usabilidade no e-commerce: como melhorar a experiência do usuário na sua loja virtual

Se tem uma coisa que faz toda a diferença no e-commerce, é a usabilidade do site. Quando uma loja virtual é fácil de navegar e as informações são organizadas, os clientes se sentem mais “confortáveis” para comprar. Vou te mostrar como você pode melhorar a usabilidade da sua loja virtual e aumentar suas vendas. Vamos conferir?

O que é usabilidade? 

Usabilidade é basicamente o quão fácil é usar seu site. Se as pessoas conseguem mexer e encontrar o que querem com facilidade e finalizar a compra de um jeito simples e fácil, quer dizer que a usabilidade é boa. Agora, se ela não for, você corre o risco de perder clientes por desistência.

Por que a usabilidade é importante? 

A experiência do cliente melhora quando o site é fácil de usar. Além de aumentar as chances dele finalizar a compra, faz com que ele volte mais vezes. Não podemos esquecer, que usar um site bem feito, passa confiança, algo mega importante para conquistar novos clientes.

Dicas para melhorar a usabilidade da sua loja virtual

Simplifique a navegação 

Organize os menus de forma clara, com categorias simples. Coloque as informações mais importantes em lugares de fácil acesso e evite que o cliente precise clicar várias vezes para chegar ao destino.

Use um design limpo e claro 

Um design limpo, com cores que combinam e sem muitos elementos, ajudam o cliente a focar no que importa, que são os produtos.

Adapte o site para dispositivos móveis 

Otimize seus site para dispositivos móveis, porque cada vez mais, as pessoas estão comprando pelo celular. Garanta que todos os botões e funcionalidades do site funcionem bem em telas menores.

Facilite o processo de checkout 

O checkout é o momento em que o cliente decide se vai comprar ou não. Se o processo for complicado, é provável que ele desista. Portanto, peça apenas as informações necessárias e ofereça diferentes formas de pagamento. Deixe o processo o mais rápido possível.

Melhore a velocidade de carregamento 

Um site lento espanta os clientes. Use um bom servidor e elimine códigos para garantir que seu site carregue rápido. Cada segundo de carregamento pode resultar em uma queda nas conversões.

Ofereça sugestões de busca

Use uma barra de busca que sugira produtos conforme o cliente vai digitando e que filtre os resultados. Assim, o cliente encontra o que procura sem perder tempo.

Deixe as informações claras 

Tenha certeza que todas as informações sobre os produtos, preços, descrições, estejam bem visíveis. Isso ajuda na construção da confiança.

Adicione avaliações de clientes 

As avaliações de outros clientes são uma ótima maneira de passar confiança e ajudar os novos clientes a tomar decisões. Portanto, deixe um espaço para que os clientes possam comentar sobre seus produtos.

Crie uma aba de informações 

Organize para que as informações importantes estejam em destaque. Se preferir, pode fazer uma aba com perguntas frequentes, para que os clientes possam tirar as dúvidas secundárias.

Teste e ajuste 

Faça testes com diferentes layouts, cores e funcionalidades, para ver como seu público se comporta e ajuste caso necessário, para garantir a melhor experiência para o cliente.

Com a VOWT, você pode criar uma loja virtual que seja intuitiva, atraente e que proporcione uma boa experiência de compra para os seus clientes. Vamos juntos transformar sua loja virtual em um espaço onde seus clientes se sintam à vontade e queiram voltar sempre! 

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