Comunidade de marca: o que é, por que importa e como criar a sua

Comunidade de marca: o que é, por que importa e como criar a sua

Criar uma comunidade de marca é um sinal de que você está interessado em um dos pontos mais fortes da jornada de compra do seu cliente, indo até, além disso. O relacionamento que se fortalece entre a marca e o público se torna muito evidente conforme o tempo de contato nesses canais, tão essenciais nos dias de hoje.


Quando pensamos em relacionamento com o público, logo vem o Instagram, o Facebook, falar com o cliente por telefone, muitas vezes. Mas não é só a isso que se limita.


Hoje temos uma variedade muito útil que, se pensada de forma estratégica, pode estreitar ainda mais o caminho do seu cliente ser um ‘conhecedor’ do seu produto e se tornar um cliente tão fiel a ponto de virar fã.


E o que um fã faz?


Ele deseja mais que tudo estar perto do que a marca posta, fala, anuncia, promove. São as pessoas que vão defender o negócio, vão indicar e com certeza levarão por várias fases da vida, pois se identificam com o que a marca propõe e é.


Mas qual caminho faz um conhecedor da sua marca se tornar um cliente fidelizado?


Para falar de comunidade, de comunicação, de abordagem certa para o público, precisamos lembrar dos pilares que sustentam o branding.


Além de logotipo, slogan, uma marca bonitinha, é necessário firmar o propósito da sua marca e com quem ela vai falar. Porque precisamos falar diretamente com as pessoas certas e da forma certa, concorda?


Sabendo de todo esse pilar estrutural do branding, conseguimos encontrar o melhor caminho para levar esses clientes com baixo nível de consciência de compra para dentro de uma comunidade. Estamos falando de qualquer comunidade onde os clientes estão reunidos através da marca.


Mas o que é comunidade, afinal?


Comunidade de marca é toda e qualquer centralização de clientes que buscam os mesmos interesses, se identificam com algo em comum ou tenham o mesmo objetivo (ou parecidos). Resumindo: as comunidades de marca são agrupamentos de pessoas que buscam aquele relacionamento estreito que faz tudo ser diferente.


Como as marcas estão impactando você?


Vamos pensar como nós mesmos quando vamos procurar por algum produto, ou até mesmo sem procurar somos impactados por algo que tem aquele “tcham”. A marca fala com você exatamente como você gostaria de ser abordado. Ela fala sobre sua dor, sua necessidade, mostra que está preocupada em te ajudar, em seguir num propósito com você. E o que fazemos? A marca se torna um ímã com todo esse movimento, essa cara da marca que se tornou tão interessante a ponto de ser impossível de ser ignorada.


“Eu quero participar disso”, “uau, fala exatamente comigo”, “essa marca se parece muito comigo”.


Isso é tudo, e mais um pouco, que traz um público para uma comunidade. A identificação, a vontade de pertencer, faz tudo se tornar menos comercial e ganhar muita força no relacionamento. E a venda é outra história… sendo apenas uma consequência desse elo.


Quero ter a minha comunidade. Como eu aplico isso tudo?


Vamos lá. Você já sabe o feeling da comunidade, já entende que isso é uma abordagem essencial para o seu negócio (ainda mais hoje em dia, onde os consumidores têm cada vez mais opção e estão cada vez mais exigentes).


Qual o propósito da sua marca?


O primeiro passo para começar a moldar a sua comunidade é definir o propósito da sua marca. Caso isso ainda não faça parte do seu branding, é sinal de que você precisaria revisar muito mais além do logotipo.


O propósito da marca deve ser muito além de apenas vender seus produtos, ela deve deixar claro para que veio, o que a destaca, qual seu diferencial em meio a tantas outras.


A pergunta que você deve se fazer é: o que a minha marca tem de diferente? O que vai fazer ela ser o “uau” no meio de tantos concorrentes? O que minha marca vai transformar na vida das pessoas?


Senso de pertencimento


Um dos pilares da comunidade de marca é despertar nos clientes aquele senso de pertencimento, de proximidade e de acolhimento. Você deve fazer com que seus clientes sintam que estão falando com um amigo antigo, confiável, que sabe exatamente o que ele precisa para se sentir fazendo parte. Quem não gosta de ser aceito? Quem não gosta de saber que está em um lugar que se preocupa com ela? É esse mesmo pensamento que os clientes buscam quando são impactados com uma marca que utiliza uma abordagem poderosa para engajar seu público.


O que faz a comunidade funcionar de verdade


Nada adianta você usar uma boa estratégia de comunicação para levar clientes para sua comunidade se eles chegarem lá e não tiver nada interessante para aproveitar. Estamos falando de um lugar feito especialmente para eles. Portanto, você deve ter consistência nos conteúdos, levando dicas, promoções exclusivas só para aquele grupo, enquetes, fazendo a sua comunidade ser parte inclusive das suas estratégias futuras.


Você deve sempre pensar o motivo que aquele cliente está ali, o que o levou a se interessar, o que ele busca. Um bom ponto inicial é fazer pesquisa dentro da própria comunidade para saber o que seus clientes preferem receber. Assim, você consegue moldar sua estratégia exatamente como deve ser para atender seu público.


E onde vou criar a minha comunidade?


Esse grupo de clientes precisa de um ponto de encontro. E um dos que eu venho trabalhando (e que está funcionando muito com alguns clientes) é o grupo VIP de WhatsApp.


O grupo de WhatsApp é fácil de acessar, a informação chega na hora, você está dentro da rotina do cliente de uma forma muito próxima. A ideia é fazer com que a marca se torne um recado indispensável durante a semana, fazendo com que o cliente perceba que está sendo cuidado e que a marca preparou aquela determinada promoção exatamente para ele, naquele momento.


Existem vários outros canais que você pode utilizar, como o Telegram, o próprio canal do Instagram ou o Facebook. Mas falando bem a verdade? Nada é mais próximo do que o lugar onde os clientes estão o tempo todo. Por isso, a minha opção preferida é o WhatsApp.


Comunidade não é só promoção


As comunidades de marca, seja ela no grupo VIP ou qualquer outro canal, agora servem como uma “pré-venda”. Nenhum cliente vai querer entrar em uma comunidade com o objetivo de apenas comprar. Ele quer pertencer. Pensando nisso, você deve traçar sua estratégia de comunicação dentro da comunidade, além de apenas oferecer produtos e descontos.


Você pode oferecer dicas que realmente farão diferença na vida dessas pessoas, mostrar bastidores da sua produção, processo de embalagem, a sua rotina como um todo. Muitos desses conteúdos que parecem superficiais, uma hora ou outra vão fazer sentido para alguém,  e ser o gatilho para a pessoa comprar o seu produto.


A comunidade faz com que o cliente perceba sua marca como “gente como a gente”, que tem rotina, que traz dicas, que fala de forma humanizada com o público. Isso tudo vai, naturalmente, se transformar em fidelização e retenção.


Case de comunidade de marca no WhatsApp


Sempre buscando novas estratégias para nossos clientes, implementamos a comunidade de marca no WhatsApp para um deles, sendo antes muito forte já no Instagram. Nosso objetivo era estreitar ainda mais esse relacionamento com os clientes, testando o potencial de uma comunidade ativa.


Traçamos uma estratégia totalmente humanizada e próxima do público, fazendo com que a marca se tornasse parte da rotina e mostrando tudo de forma transparente. Em meio a uma dica ou outra, enquetes e vídeos dos bastidores, lançamos promoções com cupons exclusivos só para quem era do grupo,  totalmente pensadas para atender essa necessidade de pertencimento e exclusividade que um grupo deve ter.


Vamos aos resultados obtidos


A análise foi dividida em dois períodos:

  • - Período 1: 21/jan – 21/fev de 2025
  • - Período 2: 21/fev – 21/mar de 2025


Somente em 1 mês de implementação, tivemos um aumento de 16,42% no faturamento total das vendas feitas através da loja virtual.


No mês seguinte, a receita já havia aumentado para 19,30% sobre o faturamento total. Mesmo com menos tráfego, o grupo VIP aumentou sua representatividade no faturamento total, o que mostra a qualidade do público e o nível de consciência de compra mais maduro.


Mesmo em um cenário conservador, o grupo VIP desse case tem potencial de fechar o ano com quase meio milhão de reais em faturamento, representando um dos canais mais poderosos da marca.


VOWT E-commerce Club: a comunidade da VOWT


Não dá pra falar sobre, sem ser, né? Por isso, nossa comunidade foi feita para pessoas que buscam exatamente o que propomos como conceito de marca: além de ser uma plataforma de e-commerce que entrega lojas virtuais profissionais e totalmente de acordo com a necessidade do cliente, buscamos sempre algo a mais. E esse algo a mais é entregar valor transformador.


E foi na comunidade que encontramos mais um canal de entregar além das vendas. Por lá, enviamos dicas dos nossos especialistas, informações valiosas pra cada momento dos negócios, abrimos discussões sobre assuntos importantes, pra justamente entender qual a dor de quem está ali e conseguir ajudar de verdade.

Se você quer saber mais sobre esse assunto (e muitos outros que envolvem o ecossistema de e-commerce, vendas online e empreendedorismo), te convido a conhecer a nossa comunidade e fazer parte disso. 


Clique aqui para entrar em nossa comunidade sobre e-commerce.



A marca faz a comunidade, mas são os clientes que fazem a comunidade da marca.